O cólon abrange a região do intestino grosso com cerca de 1,5m de comprimento que apresenta subdivisões em cólon ascendente, descente, sigmoide e transverso. Os tumores nessa localidade podem acometer homens e mulheres, sendo mais comuns em torno dos 50 anos. O desenvolvimento do Câncer de Cólon é lento e a descoberta precoce é a maior aliada do tratamento, proporcionando boas chances de cura. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

Quais são os fatores de risco para o Câncer de Cólon?

O CÂNCER DE CÓLON apresenta como fatores de risco diversos quadros e doenças que podem facilitar lesões e as multiplicações anômalas de células da parede intestinal. Veja mais a seguir:

  • Alimentação pobre em fibras, rica em gorduras, com alimentos ultraprocessados e carne vermelha em excesso.
  • Constipação;
  • Pólipos intestinais, que são formações anormais na parede intestinal, com aspecto de verrugas, que têm risco de ser precursores de tumores colorretais.
  • O histórico familiar pode ou não ser um fator de risco. Há muitos pacientes que não têm parentes que tiveram câncer de intestino.
  • Doença de Crohn e colite ulcerativa, quadros que inflamam a parede intestinal, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer.
  • Doenças hereditárias raras e algumas alterações genéticas.

Como é feito o diagnóstico do Câncer de Cólon?

O diagnóstico do câncer de cólon é feito com diversos exames. O teste de sangue oculto nas fezes é um procedimento que possibilita identificar sangue no conteúdo fecal que não é visível a olho nu. Realiza-se também a colonoscopia com ou sem biópsia, exame no qual um tubo com câmera é inserido pelo reto após o preparo, para visualizar a estrutura interna do intestino. O médico oncologista clínico também pode indicar a radiografia com contraste, possibilitando ver as paredes intestinais.

Quais são os sintomas do Câncer de Cólon?

O câncer de cólon apresenta uma série de sintomas. Porém, lembre-se que esses sinais podem indicar também outras doenças do trato gastrointestinal. Assim, é importante passar por uma avaliação médica e um exame preciso. Os sintomas são os seguintes:

  • Alteração no hábito intestinal, sem justificativa aparente;
  • Gases excessivos;
  • Dor na evacuação;
  • Fezes sanguinolentas;
  • Fezes afinadas;
  • Constipação intestinal;
  • Desconforto gástrico;
  • Oscilação recorrente entre diarreia e prisão de ventre.

Como é o tratamento do Câncer de Cólon?

O tratamento do câncer de cólon pode ser feito por meio de imunoterapia, quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, dependendo da escolha médica. O tratamento cirúrgico engloba a remoção de uma parte do intestino e a implantação de uma bolsa para o esvaziamento das fezes, procedimento denominado colostomia, que pode ser aplicado de forma temporária ou definitiva. 

O tratamento do câncer de cólon demanda o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O médico oncologista clínico é um dos integrantes desse corpo profissional, estando relacionado à realização da avaliação clínica e prescrição de medicações e tratamentos.

A Dra. Anezka Ferrari é médica oncologista clínica e realiza o diagnóstico, prescrição de tratamentos e acompanhamento clínico do paciente com Câncer de Cólon. Com muita dedicação, experiência e preocupação em acolher o paciente e oferecer a melhor terapêutica, ela pode te ajudar em uma boa recuperação. 

Entre em contato e agende a sua consulta!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h