O Câncer de Colo de Útero quase sempre resulta de complicações em lesões provocadas pelo vírus do HPV. Há várias modalidades de tratamento disponíveis, sendo a detecção precoce é a maior aliada de um bom prognóstico e tratamento. A rotina com o Papanicolau permite salvar vidas e garantir o diagnóstico e tratamento de lesões de HPV, evitando o desenvolvimento do quadro cancerígeno. Saiba mais acompanhando o conteúdo a seguir!

Útero

Quais são os fatores de risco para o Câncer de Colo de Útero?

Na maior parte dos casos, a manifestação de câncer de colo de útero é provocada pelo vírus do HPV, agente que é transmitido pela relação sexual. Assim, os principais fatores de risco são os seguintes:

  • Primeira relação sexual precoce;
  • Sistema imunológico debilitado por medicamentos ou doenças como a AIDS;
  • Mais de um parceiro sexual;
  • Apesar de não estar relacionado ao HPV, o tabagismo é um fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Quais são os sintomas do Câncer de Colo de Útero?

O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO pode não apresentar sintomas em suas fases iniciais. Ao avançar da doença, pode ocorrer o aparecimento de sangramentos e desconfortos durante e após as relações sexuais, menstruação com fluxo anormal e prolongado, corrimento vaginal anormal, dores pélvicas, náuseas e fadiga.

Em casos mais avançados da doença, os sintomas podem acometer as pernas, pode haver dor lombar e obstrução do trato urinário, que progride para a insuficiência funcional nos rins, podendo levar a óbito.

Como é feito o diagnóstico do Câncer de Colo de Útero?

O exame de Papanicolau permite identificar o HPV e o câncer de colo de útero em estágios iniciais, antes mesmo que se manifestem sintomas. Uma biópsia será realizada quando houver algum sinal de alteração no Papanicolau ou durante o exame da pelve. O procedimento de biópsia é feito por curetagem ou punção. Os exames podem causar um leve desconforto.

Em caso de resultados positivos, o médico pode solicitar outros exames como cistoscopia (exame que visualiza o interior da bexiga), tomografia, raio-X de tórax, urografia (exame feito com contraste para verificar os rins, bexiga e ureteres), retossigmoidoscopia (exame que verifica o interior do reto, cólon e intestino grosso), a fim de verificar a extensão do tumor.

Como é feito o tratamento do Câncer de Colo de Útero?

O tratamento do câncer de colo de útero é feito conforme o estágio em que a doença se encontra e também sobre os planos da mulher de ter ou não ter filhos. Podem ser realizados procedimentos como a eletrocirúrgica, que permite remover uma lesão em estágio inicial. Para casos de tumores que já se espalharam na região próxima, pode-se optar pela remoção total do útero. De acordo com a progressão do tumor, pode ser necessário remover mais órgãos da pelve e utilizar alternativas como a quimioterapia e a radioterapia.

Como prevenir o Câncer de Colo de Útero?

O preservativo contribui na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, mas eles não cobrem toda a superfície dos genitais, logo, não oferecem proteção completa contra o vírus do HPV. 

A vacinação é uma estratégia efetiva de prevenção, especialmente se ela for realizada antes do início da vida sexual. A variedade de tipos de vírus do HPV é grande, mas o imunizante assegura proteção contra as formas cancerígenas.

Realizar os exames ginecológicos preventivos dentro dos períodos indicados pelo médico também é muito importante, especialmente se a paciente tem relação sexual.

Existem outros tipos de câncer que podem afetar o trato reprodutor feminino?

Sim, as formações tumorais podem se manifestar em diversas regiões do sistema reprodutor feminino, como trompas de falópio, vulva, útero, endométrio e ovários. Alguns são mais incidentes com o envelhecimento, com maior risco após a menopausa, como é o caso do câncer de vagina.

Lembramos que as lesões de HPV, se tratadas, permitem evitar o desenvolvimento do Câncer de Colo de Útero. A rotina de exames ginecológicos preventivos, a vacina e os cuidados essenciais para uma vida sexual segura contribuem muito na prevenção do desenvolvimento da doença. A Dra. Anezka Ferrari realiza o acompanhamento clínico de diversos quadros de tumor, entre eles o Câncer de Colo de Útero. 

Entre em contato e agende a sua consulta!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h