Como é feito o tratamento do Câncer de Colo de Útero?
O tratamento do câncer de colo de útero é feito conforme o estágio em que a doença se encontra e também sobre os planos da mulher de ter ou não ter filhos. Podem ser realizados procedimentos como a eletrocirúrgica, que permite remover uma lesão em estágio inicial. Para casos de tumores que já se espalharam na região próxima, pode-se optar pela remoção total do útero. De acordo com a progressão do tumor, pode ser necessário remover mais órgãos da pelve e utilizar alternativas como a quimioterapia e a radioterapia.
Como prevenir o Câncer de Colo de Útero?
O preservativo contribui na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, mas eles não cobrem toda a superfície dos genitais, logo, não oferecem proteção completa contra o vírus do HPV.
A vacinação é uma estratégia efetiva de prevenção, especialmente se ela for realizada antes do início da vida sexual. A variedade de tipos de vírus do HPV é grande, mas o imunizante assegura proteção contra as formas cancerígenas.
Realizar os exames ginecológicos preventivos dentro dos períodos indicados pelo médico também é muito importante, especialmente se a paciente tem relação sexual.
Existem outros tipos de câncer que podem afetar o trato reprodutor feminino?
Sim, as formações tumorais podem se manifestar em diversas regiões do sistema reprodutor feminino, como trompas de falópio, vulva, útero, endométrio e ovários. Alguns são mais incidentes com o envelhecimento, com maior risco após a menopausa, como é o caso do câncer de vagina.
Lembramos que as lesões de HPV, se tratadas, permitem evitar o desenvolvimento do Câncer de Colo de Útero. A rotina de exames ginecológicos preventivos, a vacina e os cuidados essenciais para uma vida sexual segura contribuem muito na prevenção do desenvolvimento da doença. A Dra. Anezka Ferrari realiza o acompanhamento clínico de diversos quadros de tumor, entre eles o Câncer de Colo de Útero.
Entre em contato e agende a sua consulta!