O Tumor no Pâncreas é uma doença com alto índice de mortalidade, porque os sintomas se manifestam de forma muito tardia. No entanto, ela pode ser evitada com apoio de um estilo de vida saudável, sem excesso de álcool e sem tabagismo. A incidência da patologia é bem maior em homens e é essencial buscar suporte médico ao sinal dos sintomas que citamos no artigo. Saiba mais acompanhando o conteúdo a seguir!

Quais são os sintomas de Tumor no Pâncreas?

É muito recorrente que o tumor no pâncreas só manifeste sintomas quando a doença já se espalhou pelo corpo. Entre os sintomas podemos citar dor na região superior do abdômen e que pode irradiar para as costas, perda de peso sem causa aparente, icterícia e coceira por todo o corpo e vômito.

À medida que a doença progride, podem ocorrer varizes no esôfago e no estômago. Além disso, como o pâncreas está relacionado diretamente à regulação da glicose no sangue, realizando a síntese de insulina, sintomas de diabetes como urinar diversas vezes e em grande volume e sede em excesso podem ocorrer. Além disso, em alguns casos o paciente tem diarréias graves, que escoam grandes quantidades de vitaminas e nutrientes.

Como é o diagnóstico de Tumor no Pâncreas?

O diagnóstico de TUMOR NO PÂNCREAS é realizado por meio de exames de imagem, biópsia e exames de sangue. Também pode ser feita uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica. O médico oncologista clínico realiza uma avaliação clínica cuidadosa, para o diagnóstico diferencial e o correto encaminhamento do tratamento.

Como é o tratamento de Tumor no Pâncreas?

O tumor no pâncreas é uma doença com um índice elevado de letalidade, mas os tratamentos oncológicos podem contribuir na recuperação do paciente e as pesquisas em oncologia são contínuas.

 O tratamento envolve a cirurgia oncológica, somente para os casos em que a neoplasia não se espalhou. São retirados o pâncreas e uma parte do intestino delgado. Para o controle da coceira causada pelo acúmulo de cristais de bile na pele, pode ser colocado um stent no lugar dos dutos obstruídos para a condução da bile.

A dor pode ser controlada com analgésicos comuns ou, se necessário, remédios mais potentes. Também pode ser feito o bloqueio local de nervos, para evitar o envio de sinais de dor ao sistema nervoso central.

A quimioterapia e a radioterapia também são importantes na jornada terapêutica, auxiliando. Pode ser necessário também tratar o diabetes, por meio de injeções de insulina. O paciente também deverá tomar soluções de enzimas para a supressão das enzimas digestivas que podem ficar ausentes com a perda da função pancreática.

O câncer de pâncreas pode ser prevenido com apoio de comportamentos como evitar o tabagismo e controle da pancreatite crônica (que é causada principalmente por excesso de álcool e cigarro), além do controle de diabetes para as pessoas que têm a doença. A Dra. Anezka Ferrari realiza o diagnóstico e o tratamento de Tumor no Pâncreas. Ela trabalha de forma acolhedora e humanizada, com grande preocupação em auxiliar seus pacientes. Entre em contato e agende a sua consulta!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h