O que é Sarcoma?
Sarcoma é um grupo de tumores malignos que podem afetar as partes moles (gordura, tendões, músculos, cartilagem, vasos sanguíneos), ossos e a parede do aparelho digestivo. São tumores bastante raros, com uma incidência muito baixa na população. Eles podem se manifestar nos braços e pernas, pescoço, cabeça, tronco, trato reprodutor feminino e na região posterior da parede abdominal.
As causas, no geral, não são claras, mas podem estar associadas a síndromes genéticas, exposição à radiação e sistema imunológico enfraquecido. Mesmo assim, criar políticas de prevenção é difícil, mas para as pessoas que têm síndromes genéticas podem se beneficiar de exames de rastreio.
Quais são os sintomas do Sarcoma?
O SARCOMA é assintomático nos estágios iniciais e os sintomas que surgem com o avançar do quadro dependem da localidade na qual está o tumor. O primeiro indicador é um nódulo indolor, seguido de inchaço local e sensibilidade alterada na região. Com o crescimento da formação e, em caso de ela pressionar nervos, pode surgir dor e dificuldade na movimentação. Se o tumor está no aparelho digestivo ou intestinal, ocorre sangue nas fezes, dor abdominal, anemia e vômito.
Como é o diagnóstico do Sarcoma?
O diagnóstico de Sarcoma é realizado por meio de exame físico, avaliação clínica, exame de sangue e de imagem. Também é necessária uma biópsia para fazer o estadiamento do tumor e determinar se a formação se disseminou no organismo. Os exames possibilitam identificar o potencial de agressão local e a correta classificação do sarcoma.