Quais são as causas do Câncer de Pulmão?
O câncer de pulmão é causado principalmente pelo tabagismo, mas outros fatores podem contribuir com o desenvolvimento da doença, como;
- Poluição do ar;
- Fumo passivo;
- Exposição a agentes cancerígenos;
- Mutações genéticas;
- Contato com excesso de radiação;
- Presença de cicatrizes no pulmão provocadas por outras doenças respiratórias.
Quais são os sintomas de Câncer de Pulmão?
Os sintomas do câncer de pulmão incluem tosse persistente e, caso a pessoa já tenha um quadro de tosse crônica, o que ocorre é que o padrão dela se modifica. Pode ocorrer tosse com sangue (hemoptise), emagrecimento sem causa aparente, perda de apetite, dor torácica e fraqueza.
Tumores no pulmão também aumentam o risco de derrame pleural, ou seja, de acúmulo de líquido na membrana que reveste o pulmão, sendo que os principais sintomas são falta de ar e dor local. As vias aéreas podem ser comprimidas e estreitadas pela neoplasia, o que causa chiado no peito. Dificuldade para respirar e pneumonia também podem se manifestar.
Caso o tumor se desenvolva em nervos específicos do pescoço, pode ocorrer a síndrome de Horner, caracterizada por afetar um lado do rosto com queda da pálpebra, contração da pupila e transpiração reduzida. O CÂNCER DE PULMÃO também pode afetar vasos sanguíneos importantes como a veia cava superior.