O Câncer de Pulmão pode se manifestar como uma neoplasia maligna de crescimento um pouco mais lento (tumor de células não pequenas) ou desenvolvimento acelerado (câncer de pulmão de células pequenas, altamente agressivo e com crescimento acelerado). 

A principal causa da doença é o tabagismo, mas mesmo pessoas que nunca fumaram podem desenvolver a doença, apesar de o risco ser muito menor. Saiba mais sobre a patologia acompanhando o conte

Quais são as causas do Câncer de Pulmão?

O câncer de pulmão é causado principalmente pelo tabagismo, mas outros fatores podem contribuir com o desenvolvimento da doença, como;

  • Poluição do ar;
  • Fumo passivo;
  • Exposição a agentes cancerígenos;
  • Mutações genéticas;
  • Contato com excesso de radiação;
  • Presença de cicatrizes no pulmão provocadas por outras doenças respiratórias.

Quais são os sintomas de Câncer de Pulmão?

Os sintomas do câncer de pulmão incluem tosse persistente e, caso a pessoa já tenha um quadro de tosse crônica, o que ocorre é que o padrão dela se modifica. Pode ocorrer tosse com sangue (hemoptise), emagrecimento sem causa aparente, perda de apetite, dor torácica e fraqueza.

Tumores no pulmão também aumentam o risco de derrame pleural, ou seja, de acúmulo de líquido na membrana que reveste o pulmão, sendo que os principais sintomas são falta de ar e dor local. As vias aéreas podem ser comprimidas e estreitadas pela neoplasia, o que causa chiado no peito. Dificuldade para respirar e pneumonia também podem se manifestar.

Caso o tumor se desenvolva em nervos específicos do pescoço, pode ocorrer a síndrome de Horner, caracterizada por afetar um lado do rosto com queda da pálpebra, contração da pupila e transpiração reduzida. O CÂNCER DE PULMÃO também pode afetar vasos sanguíneos importantes como a veia cava superior.

Como é o diagnóstico de Câncer de Pulmão?

O diagnóstico de câncer de pulmão é realizado por exame de imagem e é necessário coletar uma amostra do tumor para exame histológico. Para isso, pode ser feito um exame de expectoração, ou é realizada uma extração de amostra de fluido de derrame pleural com agulha (se houver o quadro) ou é feita a broncoscopia. 

Na broncoscopia, um tubo é introduzido pelas vias respiratórias e conduzido ao pulmão. O broncoscópio contém uma câmera para visualização da estrutura interna do organismo e o aparato necessário para a biópsia. Em outros casos, só se consegue coletar a biópsia por meio de inserção de um instrumento na pele (biópsia percutânea) ou abertura da caixa torácica (toracotomia). 

A amostra é submetida a exame histológico e genético. Também são feitos exames para o estadiamento, ou seja, para determinar o grau de disseminação do tumor no corpo.

Como é o tratamento de Câncer de Pulmão?

O tratamento do câncer de pulmão envolve a cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia, medicina de precisão e terapia alvo-molecular. O planejamento do projeto terapêutico é realizado em diálogo com o paciente.

A Dra. Anezka Ferrari realiza o diagnóstico e tratamento do Câncer de Pulmão. Ela trabalha com muita dedicação e empenho para auxiliar seus pacientes, com uma abordagem cuidadosa, dedicada e profissional. 

Entre em contato e agende a sua consulta!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h