O Câncer de Mama pode afetar mulheres e homens, sendo que o tratamento depende do estágio em que a doença se encontra. São constantes as campanhas de prevenção a essa doença, dado que a realização de exames preventivos pode realmente salvar vidas. Saiba mais acompanhando o artigo a seguir!

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é uma formação resultante da multiplicação descontrolada de células mamárias que se tornaram doentes, a chamada neoplasia ou tumor, e que pode se espalhar para outras regiões do organismo (processo denominado metástase). Essa formação, por ter potencial de se disseminar, tem caráter maligno.

A neoplasia pode se formar nos canais de condução de leite, nas glândulas chamadas lóbulos, encarregadas de produzir leite ou nas regiões preenchidas de tecido lipídico, ou conjuntivo, nesse caso, caracterizando um sarcoma. Existem vários tipos de câncer de mama, como a doença mamilar de paget, o carcinoma ductal e o carcinoma lobular.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama, podemos citar certas mutações genéticas, presença de histórico familiar da doença (especialmente em parentes de primeiro grau) e exposição significativa à radiação ou radioterapia para tumores antes dos 30 anos.

Quais são os sintomas do Câncer de Mama?

O CÂNCER DE MAMA demora a manifestar sintomas, sendo essencial a realização dos exames preventivos. O primeiro sinal é um nódulo de espessura diferente das outras regiões mamárias, normalmente muito denso e firme. Pode ocorrer dor na mama, mas esse é um sintoma muito inespecífico, pois pode ter uma série de outras causas.

O nódulo se move de forma livre nas regiões ao redor nos estágios iniciais, mas à medida que a doença avança, ele se firma na parede torácica e fica imóvel. Podem surgir saliências e feridas com secreções, e a pele da mama pode apresentar um aspecto de casca de laranja. 

Em caso de metástase, ou seja, do espalhamento do câncer, os linfonodos da axila podem se tornar duros e, em casos raros, podem doer. Diante da disseminação do câncer para os ossos, ocorrem fraturas com facilidade.

No quadro de tumor na mama inflamatório, o seio afetado fica inchado, vermelho e com temperatura elevada – como se fosse uma inflamação, mas, na verdade, se trata de câncer. Secreções saindo do mamilo ou o mamilo ficar invertido também podem sinalizar um câncer de mama.

Como é o diagnóstico do Câncer de Mama?

O diagnóstico do câncer de mama é feito por um conjunto de exames, como mamografia, biópsia, exame físico e, em alguns casos, ultrassonografia. Normalmente, utiliza-se ultrassonografia somente quando há necessidade de diferenciar um nódulo canceroso de um cisto, que uma bolsa com líquido de caráter benigno.

Como é o tratamento do Câncer de Mama?

O tratamento do câncer de mama depende do estágio em que a doença se encontra. No geral, é feita uma cirurgia para a retirada do tumor e realiza-se a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia com bloqueio hormonal.

O prognóstico do câncer de mama é melhor quando a doença é detectada em estágios iniciais e ainda não se espalhou para outras regiões. Assim, é muito importante a realização de mamografias com a periodicidade necessária, a partir dos 50 anos.

O Câncer de Mama é uma doença que pode ser tratada, sendo a identificação precoce do tumor a maior aliada do tratamento. A Dra. Anezka Ferrari é médica oncologista clínica, com grande experiência em Câncer de Mama. Ela trabalha em uma abordagem acolhedora e humanizada, com grande compromisso com a sua recuperação. 

Entre em contato e agende a sua consulta!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h