O que faz uma Oncologista Clínica?

Postado em: 03/07/2024

O que faz uma Oncologista Clínica?

A Oncologia Clínica é a especialidade médica focada no tratamento de tumores benignos e malignos. Esse campo realiza uma abordagem que combina precisão e conhecimento generalizado dos critérios e cuidados relacionados ao câncer. Uma Oncologista Clínica como a Dra. Anezka Ferrari está apta ao diagnóstico e acompanhamento clínico de pacientes com tumores, compreendendo a fundo a evolução da doença e as estratégias e medicamentos mais adequados a cada especificidade dos quadros. Saiba mais a seguir!

O que é a Oncologia Clínica?

A Oncologia Clínica faz o diagnóstico, acompanhamento clínico e medicamentoso dos pacientes com tumores benignos e malignos. Há um mito de que quando há o encaminhamento para o oncologista clínico, significa que a situação está muito grave e irreversível. Mas não é bem isso. O ideal é que o médico oncologista clínico esteja no tratamento do câncer desde a suspeita da doença, diagnóstico, tratamento e acompanhamento posterior para verificar se houve recidivas.

O que faz uma Oncologista Clínica?

A médica Oncologista Clínica realiza o diagnóstico e tratamento de tumores benignos e malignos, estando em todas as fases do processo de cuidado.

Na realidade, essa é uma modalidade de tratamento clínico com medicações potentes, que atuam diretamente no processo de desenvolvimento celular. Esse grande poder de atuação no corpo das medicações quimioterápicas não é isento de reações adversas, mas os esforços de pesquisas são constantes na busca de desenvolver medicações melhores e com menos efeitos colaterais. 

A ONCOLOGISTA CLÍNICA não realiza o procedimento de radioterapia, mas ela realiza a avaliação para encaminhar o paciente a esse tratamento. Como a radioterapia usa radiação ionizante, o especialista responsável pela concretização do tratamento é o radioterapeuta oncológico.

A oncologista clínica conhece a fundo o funcionamento do organismo e compreende a forma como operam os tumores hormônio-dependentes. Dessa forma, ela também faz a prescrição de medicações da hormonioterapia

Quais pontos são essenciais no trabalho da Oncologista Clínica?

O trabalho da oncologista clínica e de toda a equipe envolvida no tratamento do câncer é pautado na comunicação franca, acolhimento e cuidado integrado. Há um esclarecimento completo de como funcionam as terapêuticas, os danos, efeitos colaterais, sequelas e possíveis resultados. Questões jurídicas como preferência pessoais em caso de vida vegetativa ou falecimento e documentação delas também são abordadas em caso de doença terminal.

A equipe também respeita a decisão do paciente caso ele não queira fazer o tratamento. De todo modo, ela sempre estará ali para oferecer suporte e cuidados paliativos. É um trabalho complexo, que pede um amplo conhecimento das patologias tumorais, enquanto demanda uma abordagem humanizada e pautada no cuidado e na valorização da dignidade humana.

A Dra. Anezka Ferrari é médica Oncologista Clínica e realiza o diagnóstico e tratamento de diversos tipos de tumores. Ela atua junto à equipe multiprofissional do DASA, no Hospital Santa Paula. A especialista trabalha com muita dedicação e empenho para proporcionar ao paciente o melhor tratamento e boas condições de recuperação. 

Entre em contato e agende a sua consulta!

Dra. Anezka Ferrari
Oncologista Clínica
CRM 124895 | RQE 121013

Leia também:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.