As pesquisas em medicina avançam continuamente e surgem vertentes cada vez mais modernas para o tratamento de câncer e outras doenças. A Medicina de Precisão é um exemplo dessa tendência. Unindo conhecimentos em genética a saberes já enraizados na medicina, ela proporciona respostas mais certeiras. Entenda mais sobre o assunto acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é Medicina de Precisão?

A MEDICINA DE PRECISÃO utiliza as informações de histórico familiar, idade, sexo e exames complementares para o diagnóstico e tratamento de doenças, mas ela também faz o uso de dados do perfil genético do paciente, dos fatores ambientais e também do estilo de vida que a pessoa mantém.

Ela não é totalmente individualizada. Na verdade, os tratamentos são prescritos de acordo com a divisão em subpopulações, que seguem critérios mais específicos do que os usados na medicina convencional. Assim, essa especialidade proporciona condições para o paciente ter uma melhor resposta ao tratamento.

Destacamos que a medicina de precisão faz o uso de testes genéticos, realizando cruzamentos entre informações de perfil genético e variáveis socioeconômicas, farmacêuticas e clínicas. Com isso, efetiva ensaios clínicos e faz a testagem de hipóteses até encontrar confirmações, buscando alinhar as práticas a rigorosos critérios científicos.

Qual a diferença entre a Medicina de Precisão e a Medicina Convencional?

A medicina convencional trabalha com previsões de eficácia de tratamentos a partir de médias que combinam fatores como sexo, idade, histórico familiar e presença de doenças pré-existentes e comorbidades. Já a medicina de precisão utiliza subgrupos que são criados a partir de dados, incluindo informações genéticas. Assim, ela apresenta um foco maior nas características do indivíduo.

Quais são os benefícios da Medicina de Precisão?

As respostas a tratamentos diferentes, mesmo que as pessoas tenham características semelhantes, podem ser bastante distintas. Um dos pilares da medicina de precisão é a farmacogenética, que investiga de que forma a constituição genética do organismo influencia na resposta a tratamentos medicamentosos.

A medicina de precisão também possibilita fazer o rastreamento de doenças como câncer de mama e próstata de forma precoce, para a realização de um acompanhamento mais próximo e de medidas de prevenção.

Nas pesquisas da medicina de precisão, são utilizadas tecnologias como o big data, que são softwares que processam grandes quantidades de dados simultaneamente, que leem um elevado volume de informações genéticas e cruzam variáveis, para encontrar pontos em comum e atravessamentos.

Essa especialidade contribui também para identificar variantes genéticas que são mais suscetíveis a desenvolverem determinadas doenças. Assim, pacientes com essas características podem realizar um acompanhamento preventivo mais frequente, para evitar o desencadeamento da patologia ou para detectá-la precocemente.

A nível sistêmico, a medicina de precisão contribui no aprimoramento em pesquisas científicas, estimula o aperfeiçoamento da qualidade dos produtos farmacêuticos e promove um maior diálogo entre diferentes campos que são da medicina ou estão associados a ela.

A Dra. Anezka Ferrari é médica oncologista clínica e realiza tratamentos de Medicina de Precisão. Ela trabalha de forma acolhedora, com muita dedicação e empenho para auxiliar os seus pacientes, sempre buscando oferecer uma boa solução.

Entre em contato e agende a sua consulta!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h