Reconstrução Mamária pós-Câncer de Mama
Postado em: 13/11/2023
A Reconstrução Mamária Pós-câncer de Mama é um procedimento cirúrgico que visa restaurar a forma e o tamanho da mama em casos em que foi realizada remoção, como na mastectomia. Hoje vamos conversar um pouco sobre os tipos de reconstrução mais comuns e como eles são feitos.
Para saber mais, continue sua leitura. Vamos lá?
O que é a reconstrução mamária?
A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que visa restaurar a forma e o tamanho da mama após a mastectomia, que é a retirada total ou parcial da mama. A reconstrução mamária pode ser realizada em uma única cirurgia ou em etapas, dependendo do tipo de reconstrução e das condições individuais.
Quais são os tipos de reconstrução mamária pós-câncer de mama mais comuns?
Existem dois tipos principais de reconstrução mamária. Confira!
Reconstrução com implantes
A reconstrução com implantes é o tipo de reconstrução mais comum. O procedimento consiste na colocação de um implante mamário na região da mama mastectomizada.
O implante pode ser de silicone ou de gel coesivo, sendo que o implante de silicone é mais comum, pois é mais macio e natural. O implante de gel coesivo é mais firme e pode ser uma opção para mulheres que praticam esportes ou que desejam um resultado mais discreto.
Reconstrução com retalho de tecido
A reconstrução com retalho de tecido é um procedimento mais prolongado, que pode ser realizado em etapas. O procedimento consiste na transferência de tecido de outra parte do corpo, como o abdome, a região lombar ou o glúteo, para a região da mama mastectomizada.
O tecido é então moldado para criar a forma e o tamanho da mama. A reconstrução com retalho de tecido pode ser uma opção para mulheres que desejam um resultado mais natural ou que não são candidatas à reconstrução com implantes.
Outros tipos de reconstrução mamária
Além dos dois tipos principais de reconstrução mamária, existem outros tipos de procedimentos, como:
- Reconstrução mamária com lipofilling: Esse procedimento consiste na injeção de gordura do próprio corpo na região da mama mastectomizada;
- Reconstrução mamária com expansor de tecido: Esse procedimento consiste na colocação de um expansor de tecido na região da mama mastectomizada. O expansor é inflado gradualmente com soro fisiológico, até que a pele da região esteja esticada o suficiente para receber o implante mamário.
É sempre importante conversar com especialistas para saber qual tipo de procedimento é mais indicado. O oncologista, o mastologista e um cirurgião identificam as indicações para a segurança e o bem-estar de cada pessoa.
Quais cuidados pós-operatórios são importantes depois da reconstrução mamária pós-câncer de mama?
Os cuidados pós-operatórios variam de acordo com o tipo de reconstrução mamária realizado. No geral, as pacientes devem evitar esforços físicos e atividades extenuantes por algumas semanas.
Também é interessante ter ações para cuidar da autoestima e de aspectos emocionais. Pode ser benéfico, por exemplo, buscar atividades que te fazem bem, e buscar locais ou pessoas que te façam bem (ou mesmo conhecer locais, atividades e pessoas novas).
Essas são algumas informações sobre a Reconstrução Mamária Pós-câncer de Mama. Esperamos ter ajudado!
O conteúdo foi útil? Para ter informações sobre o trabalho da Dra. Anezka, você pode entrar em contato por aqui!