O que é Hormonioterapia no Tratamento do Câncer?
Postado em: 26/06/2024
A Hormonioterapia é um tipo de tratamento que visa tratar alguns níveis hormonais quando certos hormônios do organismo estão estimulando as células de câncer. Hoje vamos conversar um pouco mais sobre essa modalidade comentando sobre como ela pode ser realizada.
Para saber mais, continue sua leitura. Vamos lá?
O que é hormonioterapia?
A hormonioterapia é um tipo de tratamento que pode ser indicado quando as células de câncer são estimuladas por alguns hormônios do organismo. Ela envolve a administração de medicamentos que atuam em certos níveis hormonais no corpo, inibindo a ação de hormônios que estão estimulando o crescimento das células cancerosas.
A escolha do tratamento depende do tipo de câncer, dos receptores hormonais presentes nas células tumorais e da avaliação individual do paciente.
Como a hormônio terapia pode ser feita?
A hormonioterapia pode ser feita de duas maneiras: bloqueando a produção de alguns hormônios, inibindo a ação deles no corpo, ou reduzindo a atividade de alguns hormônios por meio do bloqueiam os receptores nas células cancerígenas.
A hormonioterapia pode ser administrada de várias maneiras, incluindo:
Oral: Os medicamentos são tomados por via oral em forma de comprimidos, cápsulas ou pastilhas.
Intravenosa: Os medicamentos são administrados diretamente na corrente sanguínea por via intravenosa.
Subcutânea: Os medicamentos são injetados sob a pele.
O tipo de hormonioterapia e o modo de administração são escolhidos pelo médico, de acordo com o tipo de câncer, o estágio do câncer e o estado de saúde geral do paciente.
Quais dicas são interessantes no tratamento do câncer?
Uma boa dica, não apenas para quem vai fazer hormonioterapia, mas para o tratamento do câncer no geral, é se comunicar abertamente com o médico e a equipe. Faça perguntas para tirar dúvidas e fale sobre o que você vem sentindo e percebendo, inclusive durante e depois de uma sessão de tratamento, por exemplo.
Assim como em qualquer tratamento de câncer a utilização da “Hormonioterapia” deve ser personalizada. Ela pode ser importante em diferentes casos.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado.
Entre em contato e agende a sua consulta!
Dra. Anezka Ferrari
Oncologista Clínica
CRM 124895 | RQE 121013
Leia também: