A Hormonioterapia é um método de tratamento oncológico utilizado para tratar tumores que dependem de hormônios para crescer. A técnica terapêutica apresenta bons resultados quando aplicada nas situações adequadas e pode ser associada a outras modalidades de tratamento para a potencialização do efeito. Saiba mais sobre a hormonioterapia acompanhando o conteúdo a seguir!

Hormonioterapia

O que é Hormonioterapia?

A hormonioterapia trabalha com duas estratégias básicas. Ou o hormônio é retirado do organismo com o uso da técnica de privação, ou utiliza-se uma medicação antagonista, com o efeito contrário ao do hormônio. 

Ou seja, utiliza-se uma modalidade que interfere nas glândulas ou na região onde os hormônios agem. Essa modalidade terapêutica é utilizada como um suporte e pode estar relacionada a cirurgias de remoção de glândulas produtoras de hormônios, como testículos e ovários. 

Quando a Hormonioterapia é aplicada?

A HORMONIOTERAPIA é aplicada em tipos de câncer chamados hormônio-dependentes, ou seja, são aqueles que dependem de hormônios para se desenvolverem. Entre eles podemos citar o câncer de próstata, mama, ovário, endométrio e alguns da tireoide.

Como a Hormonioterapia funciona?

A hormonioterapia conta com diversos recursos e pode ser aplicada junto a outras formas terapêuticas. Veja:

  • Injeções subcutâneas: podem ser utilizadas medicações hormonais com estratégia de privação ou antagonista administradas por meio de injeções.
  • Medicamentos: são medicações hormonais antagonistas ou de privação, administradas pela via oral.
  • Modalidade não medicamentosa e cirúrgica: cirurgia de remoção de testículos ou ovários, visando promover a parada da produção hormonal.
  • Ablação por radioterapia: é um procedimento em que se utiliza um dispositivo que emite radiação nos ovários, de forma a parar a atividade dessas estruturas.

Qual o impacto da remoção cirúrgica dos testículos e ovários?

A remoção cirúrgica de testículos e ovários objetiva parar definitivamente a produção de hormônios sexuais. Na mulher, não ocorre mais menstruação. O homem fica estéril e terá que tomar suplementos hormonais. 

São cirurgias de alto impacto psicológico, sendo que é essencial uma avaliação cuidadosa do médico oncologista clínico e de uma equipe especializada. O paciente também é acolhido e escutado, todo o processo é realizado de forma cuidadosa, com foco na qualidade de vida e boa recuperação do paciente. 

Além disso, são tratamentos aplicados em caso de necessidade e pode-se usar a alternativa medicamentosa em caso de grande resistência à modalidade cirúrgica.

O diagnóstico precoce é um grande aliado no tratamento do câncer. A realização dos exames preventivos possibilita detectar anomalias com precisão, de forma a permitir a tomada das medidas necessárias com rapidez. Com a detecção do câncer ainda no início, é possível intervir antes que a formação se espalhe e se desenvolva de forma mais grave, evitando a manifestação de sintomas mais severos. Assim, as intervenções têm um maior potencial de eficácia e pode-se aplicar técnicas e recursos menos incisivos.

A Dra. Anezka Ferrari é médica oncologista clínica e realiza o acompanhamento do paciente oncológico, desde o diagnóstico, avaliação clínica e prescrição de tratamentos como a Hormonioterapia. 

Entre em contato e agende a sua consulta com a especialista!

AGENDE UMA CONSULTA
ENDEREÇO

DASA Oncologia - Hospital Santa Paula
Av. Santo Amaro, 2382, São Paulo - SP

TELEFONES
(11) 4020-0057 (Call Center)
(11) 97171-7460
ATENDIMENTO

Seg à sexta das 8h às 18h